Projetos luminotécnicos

Muitas pessoas já conhecem os benefícios, mas, você já ouviu falar de um projeto luminotécnico?
Trata-se do planejamento correto e funcional da iluminação do ambiente utilizando-se de recursos de iluminação natural somados com luminárias e automação, de acordo com as necessidades reais de cada ambiente e preservando a economia de energia.

Você consegue imaginar os impactos que essa modernização que tivemos no mundo com os mais diversos tipos de lâmpadas, luminárias e tecnologias podem trazer para ambientes da sua residência, empresa, instituições?

Essa realidade que traz benefícios tanto de bem estar para as pessoas como um maior desempenho em eficiência energética é planejada pelo profissional conhecido como Lighting Designer ou designers de iluminação.

Ele é responsável por fazer um levantamento técnico de cada ambiente, elaborar o cálculo luminotécnico e desenhar o seu projeto.

Ainda deve oferecer o serviço consultivo em cada etapa do desenvolvimento do projeto pensado na iluminância ideal, condições de temperatura, resistência e proteção do ambiente, manutenção, reposição de peças de luminárias, verificação de consumo e retorno do investimento.

Um projeto luminotécnico mal elaborado e executado, pode interferir seriamente em sua saúde física, mental e emocional.

Vamos ver agora 3 dos principais benefícios de um projeto luminotécnico.

Partindo do princípio de que os projetos luminotécnicos ideais atendem esses três principais pilares:

1. Garantir que não haja falta ou excesso de luminosidade nos ambientes utilizando luminárias mais eficientes e adequadas que garantam a economia de consumo de energia.

2. Garantir que os ambientes estejam dentro das normas técnicas vigentes e que seguem as boas práticas técnicas para melhor eficiência e luminosidade ideal.

3. Tornar o ambiente iluminado mais produtivo e/ou aconchegante para o trabalho e/ou bem estar com toda a segurança e eficiência na operação.

Pilares para construção de um projeto luminotécnico

Levando sempre em consideração a intensidade de luz adequada para um determinado ambiente, a soma da luz artificial e natural, bem estar visual e cálculo luminotécnico:

  • Quais são as normas técnicas aplicadas ao tipo de operação
  • Qual o perfil do cliente
  • Como é o projeto arquitetônico do ambiente
  • Distribuição visual do mobiliário
  • Quais objetos de destaque
  • Particularidades para cada tipo de instalação
  • Automação
  • Consumo de energia (economia)
  • Retorno do Investimento (ROI)

Sempre pensando com a base nas necessidades de cada ambiente e resultado desejado, será determinado a quantidade de pontos e tipos de luminárias que serão utilizadas no projeto.

Temos duas situações a se considerar: a primeira situação é quando o profissional já tem o ambiente desenvolvido e é contratado para ajustar sem muita liberdade de criação, chamamos esse processo de Retrofit.

Ainda assim, é possível realizar um trabalho eficiente com o que já foi feito, retirando o que não é necessário e fazendo adaptações.
As pessoas ainda pecam por excesso de iluminação ou falta de iluminação em ambientes simplesmente por abusarem de luz branca que, são mais indicadas e ideais para ambientes como cozinha e banheiro do que em ambientes como sala de jantar / estar e quartos.

Na segunda situação, o projeto é feito na fase inicial de construção, onde o Lighting Designer ou designers de iluminação tem mais liberdade para planejar e trabalhar a luz natural nos ambientes.

Cada uma dessas situações exigem um tipo de iluminação específica, que pode ser difusa, direta ou indireta. Vamos resumir o que é cada uma delas para ficar mais fácil a compreensão.

Iluminação difusa – Considera a mais tradicional de todas. Aquela onde a lâmpada fica centralizada no ambiente e instalada no teto. Esse tipo de iluminação deixa o ambiente iluminado de forma uniforme e sem contrastes. Como profissional, devemos ressaltar que é permitido utilizar esse tipo de iluminação em conjunto com os demais, como por exemplo uma luminária de mesa (iluminação direta).

Iluminação indireta – Nos permite criar ambientes mais intimistas e decorativos e é bastante utilizada em salas, quartos, home theater.

Nas empresas, é comum depararmos com ambientes mais focados na sua utilização e adequação as leis que regem o setor. Isso para melhorar a usabilidade e deixar o profissional com as melhores condições de saúde para exercer a sua função.

Iluminação direta – É aquela que colocamos diretamente sob um objeto ou superfície com luminária ou abajur. É comum utilizarmos em escritórios, ambientes voltados para estudos e home offices, mas pode ser utilizado também para destacar algo na parede, destacar um objeto decorativo, uma planta etc…

Com isso, é possível deixar um mesmo local com o cenário perfeito para uma noite romântica ou para um dia de trabalhos home office por exemplo.

Para orquestrar tudo isso, é muito importante contar com o profissional certo (Lighting Designer ou designers de iluminação) e saber que você receberá o que há de melhor em relação ao aproveitamento de luz natural e artificial, a utilização correta de lâmpadas em cada ambiente para evitar desperdícios e a colocação de pontos e automação em locais estratégicos para a multiplicação do uso conforme suas necessidades e ocasiões.

Com 15 anos de expertise nesse mercado, Rúbia Chedid, lighting designer e arquiteta, fundou a marca Inlucce a 5 anos, uma empresa especializada em projetos luminotécnicos, acompanhamento de obras, comércio e instalação de luminárias, com produtos de alta qualidade nesse segmento, tendo parcerias com diversas construtoras e empresas, atendendo obras residenciais, comerciais, e paisagismo, além das grandes obras corporativas.

Vamos ver a seguir alguns projetos luminotécnicos que desenvolvemos aqui na Inlucce.

1. RESIDÊNCIA FAZENDA DA GRAMA
Uma casa bastante clean em um condomínio sofisticado em Itupeva, esse cliente nos procurou no inicio de sua obra, totalmente aberto para podermos criar e solucionar seus ambientes.
Em seu projeto luminotécnico usamos cenas intimistas, com luz diretas e indiretas, e abusamos dos perfis de led, preferido de nossa cliente.

 

2. FACULDADE INSPIRAR
Funcionalidade definiram esse projeto luminotécnico. As sala de aulas precisam ter uma luminosidade perfeita para não atrapalhar os alunos. Esse foi nosso maior desafio.

 

3. LOJA HONDA – IBIRAPUERA
No projeto luminotécnico da Loja Honda, coube a nos o pedido para destacar os produtos a venda. Bom lembrar que um mal projeto luminotécnico pode deixar os clientes desconfortáveis e acabar fazendo com que eles saiam de sua loja. Com as lâmpadas de leds, mostramos também ao nosso cliente a economia que ele teria.